A Casa do Garoto é uma entidade civil e religiosa, beneficente e de assistência social, cujo público atendido encontra-se em situação de vulnerabilidade e/ou risco social. Fundada em 25/12/49, mas assumida pelos Rogacionistas em 1951.
Procuramos dar continuidade à tradição educativa e pedagógica de Santo Aníbal Maria Di Francia. Os Rogacionistas vão ao encontro, de modo preferencial, de crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade e risco pessoal ou social, com ações de acolhida, educação, formação profissional, atualização cultural, esporte, animação vocacional, além da formação religiosa.
A ação Socioeducativa tem sua referência nos documentos próprios de cada área de atuação (EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL), e nas Diretrizes das Ações Socioeducativas Rogacionistas - Princípios Norteadores (ER 35). Nossa ação vem ao encontro da missão, visão e valores da Rede Rogacionista.
A Entidade busca oferecer e desenvolver a educação para o exercício da cidadania e inclusão social; a educação religiosa; promover ações de defesa e promoção de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos; promover ações de proteção e promoção da família; concorrer para o desenvolvimento do princípio de solidariedade através do respeito à dignidade humana, inspirado nos princípios cívicos, cristãos, democráticos e Rogacionistas; amparar e assistir pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, em sintonia com a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os serviços são desenvolvidos, em parceria com a Secretaria do Bem Estar Social e outros organismos da sociedade civil.
Nosso fundador
Aníbal Maria Di Francia nasceu em Messina, Itália, aos 05 de julho de 1851. Terceiro de quatro filhos, perdeu o pai aos 15 meses. Com apenas 17 anos, diante de Jesus Sacramentado, recebeu uma graça especial que se pode definir como a Inteligência do Rogate. Completados os estudos, aos 16 de março de 1878 foi ordenado sacerdote. Alguns meses antes, encontrou-se “providencialmente” com um mendigo quase cego, chamado Francisco Zancone, que lhe proporcionou a oportunidade de entrar em contato com a triste realidade social e moral da periferia de Messina.
Deixou tudo para viver entre os mais pobres no Bairro Avinhão. Entre eles, a partir de 1882, iniciou duas instituições socioeducativas com a finalidade de servi-los e evangelizá-los, com atenção especial às crianças, adolescentes e jovens. Fundou duas Congregações Religiosas: as Filhas do Divino Zelo (1887) e os Rogacionistas do Coração de Jesus (1897), além de instituições laical e eclesiástica. O carisma que deu origem a suas obras é a palavra Rogate. No dia 07 de outubro de 1990, o Papa João Paulo II proclamou Beato, o nosso fundador e o canonizou no dia 16 de maio de 2004. Santo Aníbal Maria foi unanimemente reconhecido e denominado como “o Apóstolo da oração pelas vocações e pai dos órfãos e dos pobres”.
Missão
Acolher crianças, adolescentes, jovens e adultos e possibilitar a formação de pessoas éticas, justas e solidárias por meio da educação, ações socioeducativas e da evangelização, contribuindo para o exercício da cidadania.
Visão
Ser referência pela excelência dos serviços prestados na educação, nas ações socioeducativas e na formação ético-cristã de pessoas comprometidas e participativas na construção de uma sociedade sustentável, justa e fraterna.
Valores
Acolhida e zelo; - Respeito à diversidade; - Fortalecimento das relações humanas; - Carisma, mística e espiritualidade; - Responsabilidade, justiça e sustentabilidade; - Comprometimento mútuo; - Ação político-participativa; - Excelência na prestação de serviços; - Gestão competente e eficiente; - Ética, integridade e transparência; - Foco nos processos e resultados.
Certificações
- CEBAS - CERTIFICAÇÃO DE ENTIDADES BENEFICENTES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
- CEE- CADASTRO ESTADUAL DE ENTIDADES
- CMAS - CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
- CMDCA - CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
- UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL
- ATESTADO DE FUNCIONAMENTO MUNICIPAL
- CONSELHO MUNICIPAL DA PESSOA IDOSA - COMUPI